sábado, 5 de setembro de 2015

Vacinação contra o HPV é adequada antes da iniciação à vida sexual

O médico infectologista Alfredo Passalacqua explica que se trata de um vírus que causa verrugas, tanto das mais comuns, quanto as genitais. “São mais de 100 tipos”, alerta.
A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) atingiu, no mês de março, quando começou a campanha, até agosto deste ano, 49,67% do público-alvo, segundo dados do Ministério da Saúde. O objetivo da vacinação é prevenir quase 5 milhões de meninas entre 9 e 11 anos contra o câncer do colo de útero. A campanha de divulgação para a segunda dose da vacina deve ser iniciada na próxima semana.
O médico infectologista Alfredo Passalacqua alerta que o HPV é um vírus que causa verrugas tanto do tipo mais comum, quanto as genitais. “São mais de 100 tipos de verrugas, com prioridade para as genitais, tanto em mulheres quanto em homens, mas nas mulheres pode ser de forma mais agressiva, inclusive levar ao câncer de colo de útero”, explica.
Ele lembra ainda que a vacinação é adequada nestas idades que estão sendo indicadas pelo Ministério da Saúde. “A vacinação é adequada em um período anterior à iniciação da vida sexual. Evita essa doença que pode levar inclusive à histerectomia e a tratamentos mais agressivos. Lembrando que também pode acontecer com homens, com menos frequência, mas que pode levar ao câncer de pênis”, continua o infectologista.
Segundo o médico, o alerta também é para homens que fazem sexo com homens ou que fazem sexo anal com mulheres. “As verrugas também podem se desenvolver na região anal causando problemas que necessitem de cirurgias corretivas”, destaca.
Passalacqua orienta sobre a importância da vacina. “A vacina ajuda a evitar tudo isso. Algumas são encontradas na rede pública. A vacina é um investimento em saúde”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário