segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TSE multa coligação de Dilma por esconder Temer

Corte entendeu que a campanha petista omitiu nome de Michel Temer

A presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer e o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), durante convenção nacional do partido, no auditório Petrônio Portela, em Brasília
Campanha de Dilma é multada em 5.000 reais por esconder Michel Temer de propaganda eleitoral (Lula Marques/Frame/Folhapress/Folhapress)
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou nesta quarta-feira uma multa de 5.000 reais à coligação da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) por esconder o nome do candidato a vice, Michel Temer (PMDB), na propaganda eleitoral na TV. O TSE aceitou uma recomendação feita pela coligação do candidato do PSDB, Aécio Neves.
No entendimento dos ministros, a exposição de Temer nas inserções é muito menor do que a estipulada nas regras eleitorais. De acordo com a legislação, nomes de candidatos a vice-presidente ou a suplente de senador devem aparecer de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% em relação ao cabeça da chapa.
Em nota, o TSE também reiterou que estão vetados na propaganda eleitoral gravações externas, montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais. Os ministros também julgaram procedente a representação da coligação de Aécio para obrigar a coligação de Dilma a citar o nome de todos os partidos que a compõem. Neste caso, não houve multa porque a coligação já havia corrigido as irregularidades.
Leia também: TSE multa Mercadante por propaganda eleitoral para Dilma
Justiça confirma multa a Padilha por campanha antecipada

Nenhum comentário:

Postar um comentário