terça-feira, 7 de junho de 2011

Fátima Bezerra: PT fará campanha nacional por reforma política


 
 
Ftima-BezerraO PT vai lançar em agosto uma campanha nacional em defesa da aprovação da reforma política no Brasil. A revelação foi feita pela deputada federal do partido, Fátima Bezerra (foto), em participação no programa Pensando Bem, exibido pela TV Câmara de Natal na noite desta segunda-feira (6). “O PT entende que a principal reforma é a política e estamos realizando um ciclo de debates sobre o tema”, destacou ela, que, através de seu mandato, promoveu no último de semana rodadas de discussão sobre o tema em Mossoró, São Paulo do Potengi e João Câmara.
Fátima informou também que na próxima sexta-feira (10) o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira (SP), virá a Natal participar de uma audiência pública sobre reforma política. A petista ressalta a importância da aprovação da matéria. “Há mais de 30 anos, tenta-se aprovar no Congresso Nacional a reforma política. No entanto, a matéria já avançou, uma vez que foi formada uma comissão especial para tratar do assunto tanto no Senado, quanto na Câmara dos Deputados”, pontuou ela.
Sobre alguns dos pontos da reforma, a deputada potiguar defendeu a proposta de adoção de uma lista pré-ordenada na eleição para deputados e vereadores. Por essa lista “flexível”, explicou ela, o primeiro voto aparecerá para o eleitor na lista formulada pelo partido e, no segundo voto, o eleitor poderá votar no candidato da sua preferência. Dessa forma, continuou a deputada, se o candidato escolhido na lista pré-ordenada estiver em último lugar, no segundo voto poderá subir para primeiro colocado. “Na verdade, o segundo voto dará ao eleitor a oportunidade de alterar a lista que o partido fará”.
Outro projeto de reforma política defendido por Fátima Bezerra é o financiamento público de campanhas. “Já existe no país o financiamento público, através do fundo partidário. Qualquer mudança que se faça no sistema público brasileiro que não se altere a forma de financiamento será incompleta. É preciso desmistificar essa história de que vai tirar dinheiro da Saúde e da Educação (para custear campanhas) e é necessário deixar claro que o financiamento privado é a principal fonte de corrupção eleitoral, sem contar que desequilibra a disputa eleitoral. Sai muito mais caro para a sociedade o financiamento privado nas campanhas eleitorais. O financiamento público vai baratear as campanhas e contribuir no combate à corrupção eleitoral, tornando a disputa mais transparente”, destacou a deputada.
Sobre a eleição de 2012, Fátima Bezerra voltou a garantir que não disputará o pleito do próximo ano para a Prefeitura de Natal. “O PT, porém, está se organizando e o deputado estadual Fernando Mineiro colocou o seu nome à disposição do partido”.
A deputada petista lembrou que outros partidos tradicionalmente aliados do PT estão se organizando para o pleito, citando PDT e PSB. Ela pregou união de propósitos para “tirar Natal do caos administrativo”. “Na hora da disputa política, os partidos de oposição devem ter maturidade e responsabilidade para não deixar Natal sofrer desse jeito. O nosso candidato será de oposição pra valer, tanto à atual gestão quanto às candidaturas do DEM e do PSDB que venham a serem apresentadas.”
O programa Pensando Bem tem apresentação do jornalista Marcos Alexandre e, na edição desta segunda, teve também a participação do jornalista do Diário de Natal, Allan Darlyson.Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário