Enem 2015: 7,7 milhões de estudantes inscritos nas provas
Este ano, número de participantes é 11% menor que o de 2014. Após a prova, o site de VEJA exibe o gabarito extraoficial com questões resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares
Ao fim da tarde deste sábado e domingo, o site de VEJA exibirá o gabarito extraoficial da prova, com as questões do exame resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares. O gabarito oficial da prova será divulgado até esta quarta-feira (28).
Dois municípios de SC têm o Enem adiado por causa da chuva
Reta final para o Enem: dicas para chegar com tranquilidade ao local de prova
Provas - Os participantes do Enem terão no primeiro dia quatro horas e meia para realizar duas provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Serão realizados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
No domingo, os candidatos farão as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física), Matemática e a redação. O tempo de realização da prova será de 5 horas e meia.
Até a última sexta-feira (23), 6,6 milhões de estudantes haviam acessado o cartão de confirmação da prova. Isso significa que aproximadamente 1 milhão de estudantes ainda não confirmou participação nas provas e não sabe onde realizará o exame.
Este ano, o cartão de confirmação do exame não foi distribuído pelos Correios - o acesso a ele é feito pela internet para a checagem de endereços e dos dados dos participantes. Apesar de não ser obrigatório para o acesso ao local de prova, o MEC aconselha a impressão do cartão. O ideal é que o candidato leve a cópia do cartão, que contém os detalhes do endereço do local de prova, junto com o documento de identidade com fotografia.
Segurança - Na última semana antes da prova, 3.528 candidatos tiveram seus locais de prova alterados pelo MEC. A mudança aconteceu devido a incêndios, enchentes ou unidades que já estavam comprometidos com outros eventos. Na sexta-feira (23), os municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, tiveram os exames adiados por causa das fortes chuvas na região - 4.542 estudantes foram afetados.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as 16.600.734 provas impressas serão distribuídas para as salas por meio de 10.854 rotas. Ao todo, serão mobilizados 60 batalhões do Exército que vão fiscalizar 64.190 malotes de provas, equipados com cadeado eletrônico, o que possibilita o controle do horário de abertura de provas. De acordo com Aloizio Mercadante, ministro da Educação, trabalharão neste final de semana 30.435 pessoas nas equipes de segurança.
1 de 7(Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/VEJA) Datas e horários das provas
O Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro — respectivamente sábado e domingo. Confira os detalhes (sempre segundo o horário de Brasília):
1. Dia 24 . abertura dos portões: 12h . fechamento dos portões: 13h . início: 13h30 . duração: 4 horas e 30 minutos
2. Dia 25 . abertura dos portões: 12h . fechamento dos portões: 13h . início: 13h30 . duração: 5 horas e 30 minutos Fique atento > A organização do Enem não tolera atrasos e os portões nos locais de prova são fechados pontualmente às 13h. Quem chegar atrasado, perde a prova.
2 de 7(Foto: Ivan Pacheco/VEJA) Locais de prova
O endereço em que cada participante deve fazer a prova é informado no cartão de confirmação de inscrição, disponível no site do Inep.
Fique atento > Para evitar atrasos e a consequente eliminação na prova, faça o trajeto de casa até o local de prova antes do dia do exame para certificar-se do melhor percurso a fazer e do tempo necessário. É importante lembrar que, no dia da avaliação, milhares de pessoas estarão se dirigindo para o mesmo local e o tráfego ao redor desses lugares deverá ser mais intenso. Por isso, saia de casa com bastante antecedência.
3 de 7(Foto: Marcos Michael/VEJA) O que é obrigatório levar
As regras do Enem são rígidas em relação aos itens que o candidato deve levar para o local de prova. Não atender a essas exigências implica desclassificação automática. Assim, nos dias de prova, é imprescindível apresentar os seguintes itens: . caneta esferográfica preta feita em corpo transparente . documento de identificação original com foto. Não serão aceitos documentos com validade vencida, carteira de estudante, crachás ou cópia de documentos, mesmo que autenticadas. No caso de perda, furto ou roubo, será obrigatória a apresentação do boletim de ocorrência, emitido no prazo máximo de 90 dias antes da realização do Enem . o cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas . água e alimentos
4 de 7(Foto: Thinkstock/VEJA) O que é proibido levar
Os únicos objetos que os participantes podem levar para a sala de prova estão descritos no item anterior ("O que é obrigatório levar"). Os fiscais são especialmente orientados para proibir a entrada dos seguintes objetos:
. lápis, lapiseira, borracha . livros, manuais, impressos, anotações . relógio . telefone celular ou qualquer aparelho eletrônico . boné, óculos escuros, chapéu, viseira, gorro e similares
Quem chegar aos locais de prova portanto qualquer um desses itens deverá entregá-lo ao fiscal antes do início de prova. Os objetos serão lacrados e devolvidos ao final do exame. Durante o Enem 2015, os fiscais de prova receberão um detector de metais portátil e poderão usá-lo para revistar estudantes tanto antes quanto durante o exame.
5 de 7(Foto: Thinkstock/VEJA) Estrutura da prova
As provas do Enem estão divididas da seguinte forma:
1º dia . ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia): 45 testes de múltipla escolha . ciências da natureza (química, física e biologia): 45 testes de múltipla escolha
2º dia . linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação): 45 testes de múltipla escolha . matemática: 45 testes de múltipla escolha . redação: texto dissertativo com no mínimo oito linhas
6 de 7(Foto: Alessandro Shinoda/Folhapress/VEJA) Cartões de questões e de respostas
Nas salas de exame, os participantes receberão, a cada dia de prova, um caderno de questões (na cor azul, cinza, rosa ou amarelo) e um cartão-resposta. O primeiro não será avaliado pelos examinadores, podendo servir de rascunho durante a resolução da prova.
Ao receber o material, os participantes devem: 1. certificar-se de que seus dados pessoais estão corretamente impressos no cartão-resposta. Eventuais incompatibilidades entre informações são, a partir desse momento, responsabilidade do participante 2. assinalar no cartão resposta a cor do caderno de questões recebido 3. transcrever no cartão-resposta a frase destacada no caderno de questões
O cartão-resposta — onde o candidato deve anotar as respostas para os testes de múltipla escolha — deve ser preenchido com caneta esferográfica preta e entregue ao fiscal ao final do exame. No segundo dia de provas, os participantes receberão ainda a folha de redação para produção do texto dissertativo, que deverá ser entregue ao fiscal junto com o cartão-resposta.
7 de 7(Foto: Douglas Magno/Futura Press/VEJA) Tempo mínimo de permanência
Só será permitida a saída do local do exame duas horas após o início das provas. Só é possível levar o caderno de questões quando faltar ao menos 30 minutos para o término do exame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário