O primeiro dia de cadastramento para os alunos que passaram no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chega a quase dois mil novos alunos. Pela manhã, o total foi de 810 cadastros, distribuídos pelos cursos de Ciências Atuariais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química e Química do Petróleo. À tarde, a expectativa é de que mais de 1.100 aprovados do curso de Ciência & Tecnologia compareçam, o que pode somar cerca de 1.900 alunos no primeiro dia.
No ato do cadastramento, os alunos recebem um comprovante do que deve ser levado para a realização da matrícula, nas coordenações dos cursos, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro para os que vão entrar no primeiro semestre. Para os que vão ingressar na UFRN no segundo semestre, a matrícula será feita entre 23 e 27 de julho do ano letivo.
Além do comprovante de cadastramento, o aluno tem que preencher uma declaração de ciência e responsabilidade, documento no qual consta uma lista de compromissos a serem assumidos por parte do discente ao ingressar na UFRN: não ter vínculo com outra instituição pública, baseada na Lei nº 12.089; estar ciente do prazo máximo de integralização curricular; conhecer o regulamento dos cursos da UFRN que está disponível no endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) (http://www.prograd.ufrn.br); e manter atualizado o e-mail para comunicação oficial com a PROGRAD e com o Sistema Integrado de Atividades de Gestão Acadêmica (SIGAA).
Para Andressa Medeiros Pereira, vice-diretora do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), o novo modelo foi criado para agilizar o processo de cadastramento. “Acredito que adotar um único documento de assinaturas com quatro cláusulas vai dar mais rapidez ao cadastramento em relação aos outros anos, evitando um maior tempo de espera para os alunos”, disse.
Antes do cadastramento, os alunos podem assistir, nos anfiteatros do prédio de Ciência & Tecnologia (C&T), local de realização do cadastramento, um vídeo institucional que apresenta a UFRN, com depoimentos da reitora e de alunos.
Aluno ingressante, Herbert André, de 19 anos, passou para o curso de Engenharia Elétrica e espera um futuro promissor para ele. “A graduação pode me dar uma estrutura para ser um profissional de qualidade”. Sobre a atuação que vai ter, Herbert tem a dúvida que somente o curso pode esclarecer. “Não sei se vou seguir a carreira acadêmica ou vou seguir a prática de mercado. Gosto muito de pesquisa, mas vamos ver o que acontece”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário