terça-feira, 22 de novembro de 2011

FUTEBOL » Torcedores festejam o acesso do América à Série B

O torcedor americano pode dizer: a temporada 2011 foi um sucesso. Crise financeira e perda do Campeonato Potiguar já não importam mais. O que importa é que o América está novamente na divisão de acesso à elite do futebol nacional e já prometendo buscar uma vaga entre os 20 melhores do país muito em breve, pelo menos se depender do discurso da diretoria. Liderados pelo "paredão" Fabiano e pelo goleador das decisões, Max, o time rubro conseguiu o acesso à Série B no último domingo ao bater o Paysandu por 2 a 1 no estádio Nazarenão, em Goianinha, que se vestiu de vermelho e branco para comemorar mais um conquista do alvirrubro potiguar.

Foram 14 jogos e 25 pontos conquistados nas duas fases, representando um aproveitamento de 67,7%. O último passo do caminho trilhado à Série B não foi fácil. Diante de mais de 6 mil torcedores no Nazarenão, o América conseguiu abrir dois gols de vantagem em cima do Paysandu, mas logo no início do segundo tempo viu o time bicolor diminuir avantagem e ficar depende de apenas mais um gol para estragar a festa americana, que durou até a meia noite animada por um trio elétrico na Praça Cívica, em Natal.

"Sempre tivemos muita confiança e muita vontade de vencer e isso foi determinante para conseguirmos esse acesso", disse o técnico Flávio Araújo depois do apito final. "Tudo isso vale muito a pena depois que a gente vê o sorriso de todo mundo", declarou o atacante Wanderley, que desperdiçou a oportunidade de terminar o jogo com um placar mais elástico ao bater uma cobrança de pênalti para fora.

Mesmo com vários pedidos do serviço de som do estádio, após o término do jogo o torcedor do América não conteve a empolgação e invadiu o campo do Nazarenão para comemorar com os jogadores e a comissão técnica. Em meio ao choro e aos sorrisos, aqueles que trabalham em prol do objetivo maior do time na temporada, o acesso, aproveitaram para desabafar. "Quando eu assumi o América eu disse que o América era muito mais do que uma crise passageira e está aí o resultado. Estamos na Série B e agora queremos muito mais, a elite do futebol nacional", disse, emocionado, o presidente Hermano Morais.

Estrela do artilheiro Max brilhou mais uma vez

Encarnando o espírito de decisão e a inflamação da torcida, o América partiu pra cima do Paysandu desde o primeiro minuto. Logo aos 10, Wanderley mostrou oportunismo e desviou passe de Norberto dentro da pequena área e marcou o primeiro gol do Mecão. No minuto seguinte foi a vez do Papão assustar com Rafael Oliveira, que marcou de cabeça, mas teve o gol anulado por estar em posição de impedimento. Depois, aos 13, Juliano cobrou falta perigosa para o Paysandu que raspou a trave de Fabiano.

O América saiu em rápido contra-ataque e aos 27 minutos ampliou o marcador com Max, o "Homem de Pedra", que aproveitou rebote e tranqüilo empurrou para as redes. O alvirrubro seguiu dominando o jogo e quase fez o terceiro. Na segunda etapa, o Papão foi em buca do prejuízo e aos 7 minutos após falha desastrosa de Fabiano, a bola sobrou para Rafael Oliveira que sozinho descontou para o Paysandu. O América respondeu com Wanderely aos 9 minutos que desperdiçou boa chance dentro da grande área. O Paysandu pressionou, mas a zaga do América não vacilou e afastava o perigo. Aos 45, o Alvirrubro ainda desperdiçou um pênalti com Wanderley que cobrou pra fora. Nos minutos finais, a pressão do Paysandu ainda foi grande, mas o Mecão garantiu a vitória e o acesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário