Com um gol do atacante Leandro Damião, a seleção brasileira derrotou Gana nesta segunda-feira, por 1 a 0, em amistoso disputado em Londres, Inglaterra, e voltou a vencer após dois jogos de jejum. Nessas duas últimas partidas, a seleção empatou com Paraguai (e perdeu nos pênaltis), na Copa América, e foi derrotada pela Alemanha, por 3 a 2, em amistoso realizado em Stuttgart.
Nesta segunda, o Brasil contou com as boas participações de Ronaldinho e Neymar. O flamenguista esteve muito perto de deixar sua marca numa cobrança de falta, no fim do confronto, mas parou na defesa de Kwarasey. No fim da partida, o jogador se mostrou muito satisfeito com seu desempenho.
Mas Leandro Damião foi mais efetivo no ataque: aos 44min da primeira etapa, num chute cruzado, o atacante do Internacional decidiu a partida. Ganso se contundiu logo aos 9min do primeiro tempo e deu lugar a Elias.
A seleção de Gana abusou da violência: ao todo, recebeu seis cartões amarelos e um vermelho. Agora, o Brasil se prepara para enfrentar a Argentina, no dia 14 de setembro, pela Copa Rocca.
O JOGO
O Brasil foi a campo com a expectativa de finalmente mostrar um futebol convincente. Para isso, Mano escalou um trio ofensivo com Ronaldinho, Neymar e Leandro Damião. Fernandinho, Lucas Leiva e Ganso foram escalados no meio de campo. Mas tudo começou de forma inesperada.
Primeiro porque Gana impôs o seu ritmo veloz no ataque logo nos primeiros minutos e incomodou a defesa brasileira. Depois, aos 9min, Ganso sentiu uma contusão na coxa e pediu substituição. Mano poderia manter o seu estilo de jogo ao colocar Lucas. Mas preferiu Elias.
O Brasil conseguiu conter os ânimos do adversário e se soltou aos poucos. As jogadas foram concentradas em Neymar e Ronaldinho. Com mais posse de bola, a seleção pressionou e também sofreu com as faltas dos rivais. Foram seis cartões amarelos durante a primeira etapa --quatro para Gana.
Opare foi um pouco mais longe. Aos 34min, o jogador, que já havia sido punido com amarelo, recebeu o segundo após entrada forte em Lúcio e foi expulso de campo. Tudo ficou mais fácil para o Brasil, que encontrou mais espaços e abriu o placar aos 44min. Fernandinho deu boa assistência para Leandro Damião, que apareceu livre na área e chutou cruzado para as redes.
No intervalo, Mano deixou a seleção ainda mais ofensiva ao sacar Fernandinho e colocar Hulk. Ronaldinho foi recuado para o meio. Com um jogador a menos depois da expulsão de Opare, Gana não teve forças para incomodar o Brasil na segunda etapa.
Desse modo, a seleção de Mano comandou o jogo, mas não conseguiu decidir o jogo: chegou com frequência ao ataque, variou as jogadas, mas falhou nas finalizações. A melhor chance para marcar aconteceu aos 40min, quando Ronaldinho cruzou da esquerda e Pato, que entrara na vaga de Leandro Damião, cabeceou, e Kwarasey fez grande defesa.
Ronaldinho apareceu novamente aos 43min, numa cobrança de falta, mas viu Kwarasey fazer outra boa intervenção. O placar foi apertado. Apesar disso, o bom rendimento do setor ofensivo e as chances criadas animou Mano Menezes. E o torcedor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário