quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Alunas de Tibau criam aplicativo que exibe informações da cidade

O DICA é usado em computadores, tablets e celulares e pode ser baixado no Google Play, no caso dos dispositivos Android. A iniciativa partiu das estudantes Gizeli Fernandes de Souza e Jakcyara Elias.
Gizeli Fernandes e Jakcyara Elias, estudantes de escola pública de Tibau, desenvolveram aplicativo de mapeamento de pontos turísticos e históricos – Foto Wilson Moreno
Gizeli Fernandes e Jakcyara Elias, estudantes de escola pública de Tibau, desenvolveram aplicativo de mapeamento de pontos turísticos e históricos – Foto Wilson Moreno
Duas alunas da Escola Estadual Rui Barbosa, de Tibau, desenvolveram um aplicativo que pode ser usado em computadores, celulares e tablets. O DICA (Dispositivo de Interação, Comunicação e Aprendizagem), tem objetivo de exibir informações turísticas e históricas da cidade. A iniciativa foi desenvolvida pelas estudantes do 3º ano do ensino médio, Gizeli Fernandes de Souza e Jakcyara Elias.
A novidade foi apresentada durante a oitava edição da Feira de Ciências organizada pela 12ª Diretoria Regional de Educação e de Cultura (DIREC) em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O evento aconteceu ontem, 1º, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho e reuniu alunos e professores de 24 escolas que fazem parte da circunscrição da 12ª Dired, com apresentação de 119 projetos.
“É um GPS integrado da nossa cidade. O aplicativo pode ser acessado de computadores, tablets, celulares”, explicou Gizeli. A estudante detalhou que a ideia é fazer o mapeamento de outras cidades, mostrando pontos turísticos e comércios, como restaurantes. Mas, para isso, as estudantes precisam do incentivo de prefeituras e também dos próprios empresários, donos de estabelecimentos.
O aplicativo já está em funcionamento com informações sobre Tibau e pode ser baixado no Google Play para os dispositivos Android. Quem tiver interesse em conhecer o app, que tem apenas 1,9 MB, pode entrar no Google Play e fazer a busca do nome do professor Pedro Carlos de Oliveira que a logomarca do DICA aparecerá na tela.
Para melhorar o programa, as estudantes ainda querem desenvolver um tradutor de línguas para que comerciantes da cidade de Tibau, por exemplo, possam se comunicar com turistas estrangeiros, mesmo sem saber falar o idioma deles.
O projeto já despertou o interesse de um município do Estado vizinho. Jakcyara Elias mencionou que o projeto deve ser desenvolvido também na cidade de Icapuí (CE). “A Secretaria de Icapuí já nos procurou”, disse.
Para serem expostas no evento de ontem, iniciativas como essas já estavam sendo trabalhadas em sala de aula. A secretária adjunta de Estado da Educação e da Cultura, Socorro Batista, ressaltou que o evento é o resultado de todo um processo em sala de aula. “Significa um processo, uma caminhada realizada dentro da escola, com apoio da secretaria regional, em parceria com a Ufersa, o que é extremamente importante”, destacou.
Projetos enriquecem educação e vida de estudantes da rede pública
A diretora da 12ª Dired, Rina Márcia, ressaltou a importância da iniciação científica. “Cada vez que é realizado um evento como esse, um projeto importante para a iniciação científica, em parceria com a Ufersa, só vem engrandecer a educação e a vida particular de cada aluno. O bem é incalculável”, disse.
A coordenadora da Feira de Ciências da Dired e coordenadora do ensino médio, Gorete Silva, explicou que a ideia começou com um projeto de química e biologia e que se tornou um grande evento. Ela lembrou que antes as escolas realizavam seus próprios eventos e, a partir desses eventos particulares, foram escolhidos projetos para o evento de ontem. “60% dos projetos apresentados serão selecionados para a Feira da Ufersa”, informou.
Gorete ressaltou ainda que das 28 áreas da 12ª Dired e mais o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), 23 realizaram feiras próprias (incluindo também o Ceja). “Ficamos surpresos com a quantidade de projetos. Seriam 100 vagas, mas abrimos para 119 devido à grande quantidade de trabalhos muito bons. O objetivo é despertar o interesse pela pesquisa, principalmente pela educação básica, e isso vem evoluindo a cada ano”, finalizou.
Apodi
Hoje a secretária-adjunta de Educação visitará a Feira de Ciências de Apodi, que, apesar de ser uma região menor, apresentará praticamente o mesmo número de projetos expostos no evento de Mossoró. “São projetos que têm levado o nome do nosso Rio Grande do Norte para além-fronteiras, para Londres, para Portugal”, afirmou Socorro Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário